Logo da Expedição

Logo da Expedição
Expedição Atacama 2013

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Documentos necessários para uma viagem de moto para Argentina e Chile

Documentos necessários para uma viagem de moto para Argentina e Chile

Escrito por Rômulo Provetti on .
alt
Muita gente me pergunta quais são os documentos necessários para fazer uma viagem de moto para os países do Mercosul. Eu relacionei abaixo o que levei, depois que pesquisei nos sites dos consulados e em páginas de pessoas que fizeram esta viagem.
- Documento de identidade - Deve ter menos de 5 anos de emissão - na minha viagem, como minha identidade era antiga, eu tirei uma 2ª via e foi o único documento que levei, mas aconselho levar passaporte. Só com a identidade é necessário o preenchimento de alguns formulários não exigidos para quem mostra o passaporte, o que reduz a burocracia e agiliza os trâmites nas aduanas. Não é necessário visto para ingressar nestes países.
Importante: Não é aceito qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil (ex: carteira de motorista, carteira de identidade de associações profissionais - CRA, CREA, OAB, etc., de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos Estados, que não os órgãos de identificação das polícias civis dos Estados).
- CNH - Carteira Nacional de Habilitação - existe um acordo com os países do Mercosul que torna válida a CNH em todos eles, mas lí alguns relatos de motoristas e motociclistas de quem foi exigida a PID - Permissão Internacional para Dirigir. Para evitar problemas eu tirei a PID e sempre que solicitado eu a apresentei.
- PID - Permissão Internacional para Dirigir - No caso de Minas Gerais, é possível adquirir este documento pelo site do Detran, sendo entregue no seu endereço através dos Correios. Li alguns relatos que é importante levar a CNH mesmo portando a PID.
- CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - é o documento de porte obrigatório dos veículos no Brasil. Se a moto estiver alienada ou em nome de pessoa jurídica, é obrigatório levar uma autorização no nome do condutor, emitida pela financeira, com data de início e término da viagem e para quais países ela tem validade. Precisa ser autenticada em cartório. Em alguns sites cita que é necessária a legalização dessa autorização no consulado. Quando viajei eu fui à financeira, solicitei a autorização que me foi entregue alguns dias depois. Não fiz a tal legalização, que não foi exigida em nenhuma das vezes em que fui parado.
Se o veículo estiver financiado, só com a observação no CRLV, não é necessária a autorização, uma vez que ele está em seu nome.
Em uma das barreiras pelas quais passei na Argentina, e na qual fui parado, me exigiram aquele canhoto relativo ao seguro obrigatório, que no meu caso havia se soltado do CRLV e estava dentro da carteira de documentos.
- Seguro Carta Verde - é um seguro obrigatório para quem transita pelos países do Mercosul. Pode ser obtido com a maioria das seguradoras. No meu caso, eu procurei o escritório da seguradora com a qual eu tinha contrato na época da viagem e adquiri este seguro. Se não tiver seguro para sua moto, pesquise no Google "Seguro Carta Verde" que vão aparecer algumas corretoras que intermediam esta contratação. Não é caro. Para minha moto foi menos de R$ 200,00. 
Obs.: depois de um tempo descobri que se você tem seguro total de sua moto, que tenha abrangência para o Mercosul e cobre acidentes com terceiros, ele tem validade como seguro carta verde. Basta levar a apólice ou um documento fornecido pela seguradora onde fique clara esta abrangência e a cobertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário